Make My Tour

Açores

O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas que se distribuem por 3 grupos geograficamente distintos: ocidental, central e oriental. É neste último que se situa maior e provavelmente mais bela ilha do arquipélago: São Miguel. As ilhas já estariam representadas em mapas primitivos do século XIV.

No final desse mesmo século e acima de tudo no século que se sucedeu, iniciou-se o povoamento das mesmas. Já por essa altura a ilha de São Miguel era denominada “ilha Verde.

Clima

São Miguel – e todo arquipélago em geral – tem um clima temperado marítimo, que lhe confere uma pequena amplitude térmica e uma distribuição da pluviosidade regular ao longo do ano. No Inverno a ilha apresenta temperaturas mais amenas, com chuva e ventos mais intensos e no Verão as temperaturas são mais elevadas e há uma maior humidade.

No entanto, os Invernos nunca são rigorosos como no continente e os Verões nunca atingem temperaturas tão elevadas, pelo que qualquer altura do ano é boa para visitar o arquipélago.

Como Chegar

Nunca foi tão fácil chegar a São Miguel. Com a liberalização das ligações aéreas à ilha é hoje possível chegar directamente do continente através de duas companhias de baixo-custo. O aeroporto conta ainda com ligações directas a várias cidades dos continentes europeu e americano.

 Cuidados a ter

Visitar os Açores não implica mais do que os cuidados gerais que se têm em qualquer destino europeu. A criminalidade é extremamente baixa e o maior perigo é mesmo de apanhar um “escaldão” pois o céu nublado que surge em alguns períodos do dia é enganador.

Assim, convém trazer protector solar e um chapéu ou boné. Mesmo que venha no Inverno, não se esqueça do equipamento para banhos pois poderá sempre disfrutar das cálidas águas termais da ilha.